notícias

Conheça as publicações do Paisagem Sonora 2022

Iniciativa do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cecult/UFRB) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Paisagem Sonora – Programa de Promoção da Música do Recôncavo da Bahia produziu, em sua edição de 2022, cinco publicações que estão disponíveis para leitura e download aqui. Além do relatório oficial que detalha todo o trabalho desenvolvido pelo Programa no ano passado e da Revista Extensão nº 23, que faz um dossiê sobre “Música: formação, gestão e difusão”, há três guias musicais de apoio didático que orientam educadores para aulas temáticas.

A Revista Extensão, periódico acadêmico publicado em formato digital a cada semestre pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRB, recebeu trabalhos para a composição do dossiê “Música: formação, gestão e difusão”. A ideia foi de promover a valorização da diversidade musical contemporânea, principalmente, a partir das tradições de matrizes africanas e indígenas. Além de artigos científicos e relatos de experiências sobre ações de extensão dedicadas ao campo da música, a edição de número 23 também publicou trabalhos nas demais áreas temáticas em que a Revista Extensão atua: Comunicação; Cultura e Artes; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho; Gênero e Sexualidade.

O Guia Musical 01 – Instrumentos Musicais é dividido em quatro partes, que constituem aulas baseadas em diferentes instrumentos, suas funções e partituras usadas e sugeridas. Na Aula 1, destacam-se guitarra, baixo e teclado. Na Aula 2, abordam-se os instrumentos da seção de base – os instrumentos de percussão. Na Aula 3, o destaque é para os instrumentos melódicos. O Guia se finaliza com a Aula 4, dedicada às vozes.

No Guia Musical 02 – Sobreposição de Camadas Musicais através da Utilização de Riffs, são desenvolvidas algumas possibilidades de estudos polifônicos/contrapontísticos aplicados à música popular, tais como: 1) contraponto no choro; 2) polifonia baseada nas claves de matriz africana do Recôncavo Baiano; 3) polifonia de riffs; 4) contraponto de “blocos” em arranjos de big band; 5) contracantos subordinados na música popular; e 6) contraponto por funções instrumentais nas filarmônicas do Recôncavo.

Por fim, o Guia Musical 03 – Contraponto no Choro traz uma reflexão e propostas sobre a ausência de uma tradição teórica, sobretudo em língua portuguesa, no âmbito do contraponto aplicado à música popular, que representa um desafio para pesquisadores e educadores que desenvolvem seus trabalhos em cursos de música popular – são relativamente novos no Brasil e carecem de suporte teórico para seus conteúdos curriculares.

Sobre o Paisagem Sonora – O Paisagem Sonora – Programa de Promoção da Música do Recôncavo da Bahia tem como objetivo promover a valorização da diversidade musical contemporânea a partir das tradições originárias de matrizes africanas e indígenas da música. Desenvolve iniciativas de formação, qualificação profissional e difusão, gerando conhecimento sobre a Música Popular Brasileira, de modo a contribuir para a promoção do intercâmbio entre fazedores da cultura, artistas, profissionais da música e a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), cujo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) é realizador da proposta junto à Fundação Nacional de Artes (Funarte). O Programa conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC/UFRB) e da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura de Santo Amaro. A equipe gestora é formada por servidores do Cecult/UFRB: Danillo Barata, idealizador do projeto, que responde pela coordenação geral junto a Daniele Canedo, dupla que se une a Cláudio Manoel e Ellen Mello na curadoria. Os artistas e professores Sólon Mendes e Larissa Lacerda completam a equipe.

Pular para o conteúdo