websérie

“Escavando Memórias”, com Inaicyra Falcão

No primeiro episódio da Websérie Paisagem Sonora, a pesquisadora das artes da cena voltadas a recriações de matrizes das culturas yorubá e africano-brasileira Inaicyra Falcão faz a masterclass “Escavando Memórias”. Autora do livro “Corpo e ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação” e organizadora do “Rituais e linguagens da cena: trajetórias e pesquisas sobre corpo e ancestralidade”, Inaicyra é também cantora lírica, dançarina e atriz. Lançou o álbum “Okan Awa – cânticos da tradição Yorubá”, no centenário de nascimento de sua avó, a célebre iyalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, Maria Bibiana do Espírito Santo, Mãe Senhora, em 2000. Inaicyra é graduada em dança, tem mestrado em Artes Teatrais pela Universidade de Ibadan na Nigéria e doutorado em Educação.

“Reconcavando o Saber”, com Carlinhos Brown

Primeiro músico brasileiro a fazer parte da Academia do Oscar e a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia, cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista, técnico do The Voice Brasil, do The Voice Kids e artista visual, Carlinhos Brown é reconhecidamente um dos artistas mais criativos e inovadores da cultura brasileira, com uma trajetória consagrada através de sua atuação musical, social e percussiva, e pela exuberância das suas performances. Ao longo de sua trajetória, o mestre, que já formou mais de 15 mil músicos espalhados pelo mundo, promoveu diversas revitalizações rítmicas, sempre desenvolvendo ricas e significativas conexões com suas raízes ancestrais. Esse é o tema central do episódio 2 da Websérie Paisagem Sonora, com sua fala cheia de ideias ricas, alegria e vitalidade.

“Olubajé: o banquete sagrado”, com Vovó Cici

No episódio 3 da Websérie Paisagem Sonora, a narradora de histórias e griô Nanci de Souza Silva, a Vovó Cici, na masterclass “Olubajé: o banquete sagrado”, destaca esta celebração do candomblé que ocorre anualmente em agosto, em homenagem ao orixá Omolu. Vovó Cici é referência para pesquisadores de todo o mundo. A griô participa de eventos no Brasil, Estados Unidos, Cuba e em países da Europa, difundindo ensinamentos sobre os mitos, músicas, danças, culinária e outros aspectos das culturas africanas e indígenas. Desenvolve também ações voltadas à preservação das memórias ancestrais na Fundação Pierre Verger.

“Afrobarroco em palestra musical – O canto dos recuados”, com Mateus Aleluia e Mateus Aleluia Filho

Acompanhado do percussionista Anderson do Samba, parceiro de longas datas, Mateus Aleluia e Mateus Aleluia Filho conduzem no episódio 4 da Websérie Paisagem Sonora por uma travessia pedagógica e musical que acontece no encontro da arte com o pensamento. Ele põe em diálogo com o seu canto as obras de Frantz Fanon e Aimé Césaire, pensador e poeta seminais dos movimentos pós-colonial e da negritude, legado fundamental na luta constante pela liberdade e contra todo tipo de opressão. “Afrobarroco em palestra musical – O canto dos recuados” foi uma iniciativa da Sanzala Artística Cultural, em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi) e em parceria com o Cecult/UFRB.

“Coletivo Novos Cachoeiranos”, masterclass com Sólon Mendes

No 5º e último episódio da Websérie Paisagem Sonora, o maestro, músico e professor doutor Sólon Mendes (UFRB) aborda as práticas didático-pedagógicas a partir das experiências de dois Coletivos: Xaréu e Novos Cachoeiranos, criados e mantidos pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, formados por professores orientadores e discentes. Após esta fala, é exibido o curta-metragem “Coletivo Novos Cachoeiranos”, de Cláudio Manoel Duarte, com edição de Gleydson Públio: um registro das ideias que movem este coletivo musical que pesquisa e produz música no Recôncavo Baiano. Gravado na cidade histórica de Cachoeira, o documentário mostra o cotidiano de ensaios do grupo, formado principalmente por jovens músicos da região. Intercala depoimentos do maestro Sólon com falas de alguns jovens músicos, além de clipes de fotos still dos fotógrafos Marcos Sandes, Vinícius Castro e Sílvia Leme. O filme centra seu foco no processo criativo (metodologias, didáticas, inspirações) que norteia a existência de um coletivo musical.