Saudação dos Alabês + Mesa #01 – Artivismos Urbanos: vagalumes, formigas e borboletas em alianças

17/11

Cíntia Sanmartin Fernandes (UERJ) e Micael Herschmann (UFRJ) | Mediação: Nadja Vladi (UFRB)

9h às 12h

Pavilhão de Aulas do Cecult

Aberto ao público

Na conferência “Artivismos Urbanos: vagalumes, borboletas, formigas e abelhas em alianças”, Cíntia Sanmartin Fernandes e Micael Herschmann apresentam alguns dos resultados de uma longa pesquisa interinstitucional que estão realizando com redes musicais que ocupam o espaço público na cidade do Rio de Janeiro e na qual foi identificado um crescimento exponencial das práticas artivistas – ou o que denominamos de artivismos urbanos – em um ambiente marcado por uma evidente precarização da vida social, caracterizado especialmente pela modulações de tensões e ódios. O debate sobre artivismos urbanos emerge como uma espécie de “espírito do tempo”: isto é, pode-se dizer que vem pautando o ambiente artístico-intelectual na contemporaneidade.

SOBRE CÍNTIA SANMARTIN FERNANDES
Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com doutorado-sanduíche junto à Universidade René Descartes-Paris V/Sorbonne, tendo realizado três estágios pós-doutorais, respectivamente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Universidade Paul-Valéry de Montpellier e na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Atualmente é pesquisadora do CNPq, Professora Associada da Faculdade de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC). É autora dos seguintes livros: “Artivismos Urbanos” (Sulina, 2022); “Os femininos nas cidades” (UFMG, 2021); “Cidades Musicais” (Sulina, 2018); “Música nas ruas do Rio de Janeiro” (Ed. Intercom, 2014); e “Sociabilidade, Comunicação e Política” (E-Papers, 2009).

SOBRE MICAEL HERSCHMANN
Historiador com formação pós-graduada em Comunicação e Ciências Sociais e pesquisador do CNPq. Vem trabalhando há vários anos na qualidade não só de Professor Titular da Escola de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas também como coordenador do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (NEPCOM) na mesma instituição. Desenvolve atualmente a pesquisa “Comunicação e Música nos Espaços Urbanos do Estado do Rio de Janeiro”. É autor dos seguintes livros: “Artivismos Urbanos” (Sulina, 2022); “Cidades Musicais” (Sulina, 2018); “Música nas ruas do Rio de Janeiro” (Ed. Intercom, 2014); “Indústria da música em transição” (Estação das Cores e das Letras, 2010); “Lapa, cidade da música” (Mauad, 2007); e “O funk e hip hop invadem a cena” (Ed. UFRJ, 2000).

PARA CERTIFICAÇÃO, INSCREVA-SE AQUI

Galeria

Skip to content