notícias

V Paisagem Sonora tem lançamento com programação nos dias 10, 11 e 12 de maio em Santo Amaro

Iniciativa do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cecult/UFRB) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Paisagem Sonora – Programa de Promoção da Música do Recôncavo da Bahia dá a largada de sua edição 2023. Nos dias 10, 11 e 12 de maio, no Pavilhão de Aulas do Cecult, na cidade de Santo Amaro, uma série de atividades gratuitas marca o lançamento deste conjunto de ações, que culminará com a realização do V Festival Paisagem Sonora – Formação, Gestão e Difusão da Música, previsto para o mês de outubro. Interessados em obter certificação podem se inscrever neste link.

A programação do lançamento começa na quarta-feira (10), das 14h às 17h, com um momento de intercâmbio com as designers e artistas Iansã Negrão e Inara Negrão, membros da Casa Grida e responsáveis, pelo segundo ano consecutivo, pela identidade visual do Paisagem Sonora. Elas vão conversar com bolsistas do projeto e comunidade acadêmica sobre este processo criativo e sobre o compromisso do estúdio que coordenam: pensar design de modo criativo e pertinente com nosso tempo, desenhando no mundo com beleza, liberdade e ética.

Na quinta-feira (11), o dia tem uma atividade especial: das 9h às 17h, haverá a instalação coletiva do novo painel que estampará o Cecult até a virada do ano. Intitulada “Jardim Gentileiro”, trata-se de uma arte de 70 metros de comprimento por 2 de altura, assinada pela artista indígena Aju Paraguassu, convidada pela Casa Grida, afirmando em imagem o foco curatorial do Paisagem Sonora 2023: a força das tradições originárias de matrizes indígenas na identidade cultural do Recôncavo Baiano.

Por fim, na sexta-feira (12), será vez de discutir o contexto de festivais de música da Bahia e a localização do Paisagem Sonora neste cenário. A partir das 14h, será apresentado o relatório de ações e resultados do Paisagem Sonora 2022 e as projeções da edição 2023.

A mesa “A importância dos festivais de música” acontece em seguida, com responsáveis pela realização de eventos musicais baianos: Carol Morena (Festival Radioca), Ellen Mello (TOCA!), Ismael Fagundes (Afropunk), Luiz Ricardo Dantas (Festival Oferendas) e Rowney Scott (Festival de Jazz do Capão). Depois, às 18h, será oficialmente inaugurado o painel do Cecult, com visita guiada pela artista autora, já abrindo também espaço para a música, com show do Coletivo Xaréu e discotecagem do DJ Lerry, a partir das 18h30.

Sobre o Coletivo Xaréu – Uma das ações continuadas do Paisagem Sonora, o Coletivo Xaréu foi criado em 2011 por professores da UFRB e se manteve como uma atividade de extensão que reúne mais de 20 músicos, cantores e beatmakers, dentre estudantes bolsistas e voluntários, sob coordenação do maestro Sólon Mendes. A proposta é criar um repertório de referências da musicalidade do Recôncavo Baiano – filarmônicas, candomblé, samba de roda, pagode, sofrência –, conectado com timbragens, arranjos e grooves da música urbana e contemporânea do mundo. Boa parte das composições e arranjos é autoral, fruto dos laboratórios e ensaios: um permanente laboratório de experimentação.

Sobre o Paisagem Sonora – O Paisagem Sonora – Programa de Promoção da Música do Recôncavo da Bahia tem como objetivo promover a valorização da diversidade musical contemporânea a partir das tradições originárias de matrizes africanas e indígenas da música. Desenvolve iniciativas de formação, qualificação profissional e difusão, gerando conhecimento sobre a Música Popular Brasileira, de modo a contribuir para a promoção do intercâmbio entre fazedores da cultura, artistas, profissionais da música e a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), cujo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) é realizador da proposta junto à Fundação Nacional de Artes (Funarte). O Programa conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC/UFRB) e da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura de Santo Amaro. A equipe gestora é formada por servidores do Cecult/UFRB: Danillo Barata, idealizador do projeto, que responde pela coordenação geral junto a Daniele Canedo, dupla que se une a Cláudio Manoel e Ellen Mello na curadoria. Os artistas e professores Sólon Mendes e Larissa Lacerda completam a equipe.

LANÇAMENTO PAISAGEM SONORA 2023
Quando: 10 a 12 de maio de 2023 (quarta a sexta)
Onde: Pavilhão de aulas do Cecult (Santo Amaro – Bahia)
Quanto: Gratuito (inscrições aqui)
Apoio: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC/UFRB) e Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Prefeitura de Santo Amaro
Realização: Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cecult/UFRB) e Fundação Nacional de Artes (Funarte)

10 DE MAIO (quarta)
14h às 17h
INTERCÂMBIO Com Iansã Negrão e Inara Negrão (Casa Grida)

11 DE MAIO (quinta)
9h às 17h
INSTALAÇÃO DO PAINEL “JARDIM GENTILEIRO” Com Aju Paraguassu e Casa Grida

12 DE MAIO (sexta)
14h às 18h
PAISAGEM SONORA 2022 e PROJEÇÕES 2023
MESA “A IMPORTÂNCIA DOS FESTIVAIS DE MÚSICA”
Com Carol Morena (Festival Radioca), Ellen Mello (TOCA!), Ismael Fagundes (Afropunk), Luiz Ricardo Dantas (Festival Oferendas) e Rowney Scott (Festival de Jazz do Capão)
18h às 18h30
INAUGURAÇÃO DO PAINEL “JARDIM GENTILEIRO” Visita guiada com Aju Paraguassu e Casa Grida
18h30
APRESENTAÇÃO Coletivo Xaréu + DJ Lerry

Pular para o conteúdo