notícias

Paisagem Sonora promove minicurso sobre músicas transoceânicas

Nos dias 11 e 12 de maio, das 10h às 12h, o Paisagem Sonora – Programa de Promoção da Música do Recôncavo da Bahia, iniciativa do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cecult/UFRB) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), oferece minicurso de formação em música com o músico e Professor Doutor espanhol Luis Gimenez Amoros. Tematizando “Músicas transoceânicas: práticas musicais desde o imaginário pós-colonial até o presente”, a atividade é composta de duas palestras, realizadas no pavilhão de aulas do Cecult/UFRB, na cidade de Santo Amaro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

O objetivo do minicurso é refletir sobre a noção de músicas transoceânicas a partir de diferentes práticas musicais, examinando a repatriação e a revitalização de gravações históricas, pensando a construção de narrativas a partir de bancos de dados sonoros e entendendo o mapa de influências musicais como resultado de uma circulação cultural e histórica.

Na primeira palestra, “Revitalização de arquivos sonoros africanos através de gravações históricas e composições”, Luis vai examinar a repatriação e revitalização de gravações históricas da International Library of African Music em países de África e como é possível traçar narrativas pré-coloniais, coloniais e pós-coloniais através destas gravações. Para a análise, também tratará da publicação do livro “Tracing the mbira sound archive” (2018) e do documental “The repatriation of Zimbabwean mbiras” (2019).

A segunda palestra será sobre “Músicas possíveis, processos compositivos e a circulação de música ibérica desde al-Andalus até hoje”, para falar da música como história viva e mostrar um mapa de influências musicais além das fronteiras. Desde o século 8 com a criação da al-Andalus na Península Ibérica até a atualidade, Luis faz essa trajetória no tempo-espaço e também apresenta sua pentalogia “The Unknown Spanish Levant”, gravada no México, Espanha, Egito, Malásia, África do Sul e Brasil.

Sobre Luis Gimenez Amoros – Realizou pesquisas e palestras sobre etnomusicologia em quatro continentes. A sua investigação acadêmica é centrada na música e nos refugiados no Deserto do Saara (para a sua tese de doutoramento) e na repatriação sonora e revitalização de gravações históricas de arquivos sonoros em cinco países africanos, bem como na circulação histórica da música ibérica no contexto da cultura afroasiática e na América Latina. Suas publicações incluem a monografia “Tracing the Mbira Sound Archive in Zimbabwe” (Routledge, 2018) e o álbum “The Unknown Spanish Levant”. Como músico, se define como um intérprete internacional e compositor, com 16 álbuns solo.

Sobre o Paisagem Sonora – O Paisagem Sonora – Programa de Promoção da Música do Recôncavo da Bahia tem como objetivo promover a valorização da diversidade musical contemporânea a partir das tradições originárias de matrizes africanas e indígenas da música. Desenvolve iniciativas de formação, qualificação profissional e difusão, gerando conhecimento sobre a Música Popular Brasileira, de modo a contribuir para a promoção do intercâmbio entre fazedores da cultura, artistas, profissionais da música e a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), cujo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) é realizador da proposta junto à Fundação Nacional de Artes (Funarte). O Programa conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC/UFRB) e da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura de Santo Amaro. A equipe gestora é formada por servidores do Cecult/UFRB: Danillo Barata, idealizador do projeto, que responde pela coordenação geral junto a Daniele Canedo, dupla que se une a Cláudio Manoel e Ellen Mello na curadoria. Os artistas e professores Sólon Mendes e Larissa Lacerda completam a equipe.

MINICURSO DE FORMAÇÃO EM MÚSICA
Músicas transoceânicas: práticas musicais desde o imaginário pós-colonial até o presente
Com: Luis Gimenez Amoros
Quando: 11 e 12 de maio de 2023 (quinta e sexta), 10h às 12h
Onde: Pavilhão de aulas do Cecult (Santo Amaro – Bahia)
Quanto: Gratuito (inscrições neste link)
Apoio: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC/UFRB) e Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Prefeitura de Santo Amaro
Realização: Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cecult/UFRB) e Fundação Nacional de Artes (Funarte)

Pular para o conteúdo