Pedro Marighella e Pedro Filho

Show

18/11

A partir de 20h

Pavilhão de Aulas do Cecult

Aberto ao público

Pedro Marighella foi um dos primeiros artistas a adotar como assinatura a relação da música baiana com gêneros eletrônicos. Atuando entre artes visuais e música, se interessa pelo potencial crítico da diversão, formulando analogias obscuras que pensam os produtos da indústria do entretenimento. Deste modo, atua como produtor, DJ e pesquisador, circulando em diversas coletâneas, festas e festivais, como Novas Frequências, Rio de Janeiro, coletivo B_T_PGDÃO e muitas vezes assumindo o codinome SOM PEBA.

Pedro Filho é guitarrista, compositor, artista intermeios e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pesquisa as relações entre ritmos musicais e outros ritmos, humanos e mundanos. Seu jeito de tocar guitarra tem influência da música africana (highlife, tsapiky e outros gêneros polirrítmicos), dos gêneros afro-baianos (samba-reggae, pagodão, arrocha, samba de viola) e da música experimental (utilizando linguagens não-tonais, técnicas estendidas etc.). Toca nas bandas Beto Jr (grupo de noise music, com João Meirelles e Uru Pereira), Funfun Dúdú e Badogue Trio.

Para o Paisagem Sonora, Pedro Marighella apresenta composições recentes em colaboração com o guitarrista Pedro Filho, fazendo um exercício de imaginação sobre o Brasil do século XXI, a partir de uma perspectiva sublime, quase sempre reverente à dança e música dos gêneros mais populares da Bahia: o pagodão e o arrocha.

Skip to content