Aila Menezes

Show
19/11
A partir de 20h
Pavilhão de Aulas do Cecult
Aberto ao público
Compositora, bailarina e não somente cantora, mas uma verdadeira intérprete, Aila Menezes deu início à sua trajetória artística a partir dos cinco anos de idade no seu contato com a dança, através do ballet clássico, uma das suas paixões.
Realizou trabalhos como backing vocal do artista Carlinhos Brown, o acompanhando em turnês internacionais pela Europa e EUA. Em 2007, teve a sua primeira banda, Afrodite, composta por mulheres, sendo a primeira banda de pagode no cenário musical comandada por uma mulher. Em 2008, liderou também a banda Groove de Saia, dando continuidade à sonoridade do pagode.
Em 2013, a artista participou da 2ª edição do programa The Voice Brasil e integrou o time de Carlinhos Brown, tendo seu trabalho apresentado ao grande público a nível nacional. Em 2014, por ser apaixonada pelo samba, e ter Alcione como uma das suas grandes referências, lançou o projeto “Aila Menezes Canta Alcione”, que lotou casas de eventos por onde passou. Homenageou, também em 2014, a cantora Maria Bethânia, com o show “Aila canta Bethânia”.
Aila também integrou o grupo Cabeça de Nós Todos, o que resultou num CD em parceria com a artista Daniela Mercury, no qual participa como intérprete e compositora em diversas canções, em especial “Alma Feminina” e “Como Rei Mandar”. O álbum concorreu ao Grammy Latino.
Outro projeto idealizado pela artista é o “Noite da Styllosa”, que embarca na fusão da música percussiva com música eletrônica. Também assinou a composição da música “Raiz Brasileira” no álbum “Magic”, do artista Sérgio Mendes, canção que intitulou um novo projeto iniciado em 2015.
Com a sua criatividade, Aila Menezes segue criando novos projetos: “Eu Sou do Samba”, “#MPD”, “Da cabeça aos pés” e tantos outros. Utiliza como base de suas criações a riqueza cultural da sua terra e as experiências adquiridas em sua trajetória musical e artística.
Em 2019, iniciou seu novo trabalho, “Baile de Todas as Coisas”, um projeto que pensa diversidade e inclusão social, no combate à homofobia, gordofobia, racismo e pelo empoderamento feminino. Em 2020, gravou com Preta Gil a música “Din Din Dom”, uma composição de Aila em parceria com Tacila Almeida, que aborda o protagonismo das mulheres no pagode e resultou num videoclipe que mostra a beleza da cidade de Salvador.